Em pouco menos de duas décadas o conhecimento científico acumula de forma exponencial, alterando paradigmas até então imutáveis. O volume de novas informações está acima do racional e a cada dia torna-se impossível acompanhar a evolução em todas as áreas do saber. Com esta realidade de conhecimento, o Agrônomo, bem como qualquer outro profissional, deve permanecer constantemente atento às novas demandas e anseios da sociedade. O seu aprendizado não cessa ao encerrar sua graduação. É necessário antever e acompanhar de forma sistemática e crítica os permanentes desafios decorrentes de mudanças tecnológicas e das relações humanas, sociais e ambientais, incorporando princípios morais e éticos que valorizem a melhoria de sua qualidade de vida e da sociedade. Assim, as novas tendências de mercado cada vez mais exigentes e competitivas, vem impondo a cada dia que o profissional seja mais eclético, e que não se atenha tão somente ao conhecimento da funcionalidade das plantas e dos animais. Ao definir o perfil do Agrônomo deve ser considerado que este profissional é diferenciado, uma vez que sua formação é contextualizada em sólida formação científica e técnica, com capacidade para atender múltiplas demandas da sociedade. Para isto é necessário que o Agrônomo apresente um perfil diversificado e amplo, mantendo-se fiel aos princípios da profissão. O mercado de trabalho do Engenheiro Agrônomo é diversificado, podendo o profissional atuar como autônomo, empresário, assalariado do setor privado ou público ou membro de equipe multidisciplinar no âmbito dos seguintes campos de conhecimento, dentre outros:
Manejo e exploração das culturas dos cereais, das plantas olerícolas, frutíferas, floríferas e ornamentais, oleaginosas, condimentares, aromáticas, medicinais estimulantes, plantas forrageiras e plantas energéticas (álcool e biodiesel);
Produção e tecnologia de sementes e mudas;
Fitopatologia;
Entomologia;
Agroecologia;
Proteção de Plantas: controle de doenças, de pragas e de plantas daninhas;
Composição, toxicidade e aplicação de fungicidas, herbicidas e inseticidas;
Paisagismo;
Parques e jardins;
Silvicultura e atividades agrossilvipastoris;
Química, Física e Classificação dos solos;
Fertilidade do solo, fertilizantes e corretivos;
Levantamento e geoprocessamento;
Manejo e conservação do solo, de bacias hidrográficas e de recursos naturais renováveis; controle de poluição na agricultura;
Economia e crédito rural;
Planejamento, administração e inventário de propriedades agrícolas;
Comercialização agrícola;
Agronegócio e Políticas Agrícolas;
Sociologia Rural e Extensão rural;
Mecanização e implementos agrícolas;
Irrigação e drenagem;
Pequenas barragens de terra;
Construções rurais;
Tecnologia de transformação e conservação de produtos de origem vegetal e animal;
Beneficiamento e armazenamento de produtos agrícolas;
Criação de animais domésticos;
Nutrição e alimentação animal;
Pastagem e forrageiras;
Melhoramento de plantas e de animais;
Biotecnologia.
Nos campos de conhecimentos supracitados, o profissional da Agronomia poderá exercer atividades de:
Direção, supervisão e coordenação;
Estudo, planejamento e projeto;
Assistência, assessoria e consultoria;
Execução de projeto e serviço técnico;
Representação, desenvolvimento e venda de insumos;
Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
Padronização, mensuração e controle de qualidade;
Gestão do desenvolvimento rural e local;
Desempenho de cargo e função técnica;
Ensino, pesquisa e extensão.
Com o avanço tecnológico e as interrelações com a atividade industrial e comercial, a agricultura entrou na era da agricultura 4.0, portanto mais do que ajudar o produtor rural a entender melhor as funcionalidade das plantas e animais, o Agrônomo também deve considerar sua área de atuação de maneira mais abrangente, no uso de tecnologias de precisão, no âmbito do agronegócio, no planejamento e encaminhamento da produção agropecuária para as fases de transformação e circulação nos mercados interno e externo. O cenário atual sinaliza para o Agrônomo um leque de oportunidades que não existia antes, podendo atuar em áreas de marketing, inteligência de mercado, análise de risco, dentre outras. Portanto, o perfil do egresso está ligado a um novo panorama energético, um cenário de globalização e mudanças organizacionais, e essa nova realidade envolve a conjuntura nacional e internacional, responsabilidade social e ambiental. Nesse contexto, o profissional deve ser voltado para a multidisciplinaridade, envolvendo tecnologias de precisão, associadas com tecnologia da informação, visando agregar valor às cadeias produtivas.
Conduta pautada pela ética e preocupação com as questões sociais e ambientais.
Capacidade de atuar de forma crítica, autônoma e criativa.
Atuação propositiva na busca de soluções para as questões apresentadas pela sociedade.
Capacidade de comunicação e expressão em múltiplos códigos e linguagens, em particular na língua portuguesa.
Conduta pautada pela ética e preocupação com as questões sociais e ambientais.
Capacidade de atuar de forma crítica, autônoma e criativa.
Atuação propositiva na busca de soluções para as questões apresentadas pela sociedade.
Capacidade de comunicação e expressão em múltiplos códigos e linguagens, em particular na língua portuguesa.
Capacidade de diagnosticar, analisar e contextualizar problemas.
Busca de constante aprimoramento científico e técnico a partir da capacidade de articular elementos empíricos e conceituais inerentes ao conhecimento.
Domínio de técnicas essenciais à produção e aplicação do conhecimento.
Trabalho integrado e contributivo em equipes transdisciplinares.
O curso de Agronomia tem grande potencial para exploras diferentes áreas do conhecimento e as estratégias pedagógicas serão planejadas visando a integração do aluno com o mercado de trabalho, pautadas na atuação ética, crítica e comprometida e que possam atuar como agentes de mudanças na sociedade. Uma estratégia fundamental é a motivação do aluno demonstrando diferentes possibilidades do trabalho e a importância do conteúdo técnico transmitido no período que estiver cursando a graduação.
Contínua valorização dos aspectos éticos pelos vários professores das disciplinas e orientadores de trabalhos.
Inserção na problemática social por meio de trabalhos de campo aplicados e aprofundamento nas questões agrárias.
Aprofundamento ao longo de todo o curso nas questões agrárias.
Incentivo à participação em discussões em sala de aula.
Incentivo à livre expressão perante professores e colegas.
Elaboração de trabalhos individuais.
Aprofundamento ao longo de todo o curso em questões de importância social e ambiental.
Trabalhos de campo de diagnóstico de condições de vida da população.
Apresentação de vários trabalhos orais e escritos, com gráficos, tabelas, figuras e texto.
Atividades Integradoras de Conhecimentos (AIC) e Trabalhos Temáticos (TT) de integração horizontal e vertical do conhecimento, com apresentação de detalhados relatórios na forma oral e escrita.
Possibilidade de se ter Seminários.
Apresentação de trabalho de fim de curso.
Contínua valorização dos aspectos éticos pelos vários professores das disciplinas e orientadores de trabalhos.
Inserção na problemática social por meio de trabalhos de campo aplicados e aprofundamento nas questões agrárias.
Aprofundamento ao longo de todo o curso nas questões agrárias.
Incentivo à participação em discussões em sala de aula.
Incentivo à livre expressão perante professores e colegas.
Elaboração de trabalhos individuais.
Aprofundamento ao longo de todo o curso em questões de importância social e ambiental através de trabalhos de campo de diagnóstico de condições de vida da população.
Apresentação de vários trabalhos orais e escritos, com gráficos, tabelas, figuras e texto.
Atividades Integradoras de Conhecimentos (AIC) e Trabalhos Temáticos (TT) de integração horizontal e vertical do conhecimento, com apresentação de detalhados relatórios na forma oral e escrita.
Possibilidade de se ter Seminários.
Apresentação de trabalho de fim de curso.
Trabalhos de integração horizontal do conhecimento relacionados ao diagnóstico do meio físico, biótico e antrópico.
Incentivo à participação em atividades curriculares, tais como congressos e cursos de extensão e outros. Incentivo à participação em atividades de Iniciação Científica, que possibilitarão uma inserção em programas de pós-graduação.
Desenvolvimento da capacidade investigativa.
Participação em trabalhos de campo, trabalhos experimentais, estudos, projetos e pesquisa.
Possibilidade de integração a trabalhos de pesquisa existentes no Ifes Campus de Alegre.
O curso será avaliado em todo percurso de sua execução, obedecidas as diretrizes nacionais para a avaliação de cursos de nível superior e a proposta de avaliação institucional do Ifes. A avaliação do curso inclui os processos internos e externos, pois a combinação dessas duas possibilidades permite identificar diferentes dimensões daquilo que é avaliado, diferentes pontos de vista, particularidades e limitações. Inclui-se aqui, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Diversos instrumentos e métodos combinados são utilizados, conforme necessidades e situações específicas, focos e aprofundamentos exigidos pela própria dinâmica de atuação do Ifes. Os métodos adotados partem do individual para o coletivo, favorecendo a convergência dos dados em torno de objetivos comuns, bem como a busca compartilhada de soluções para os problemas apresentados. As dimensões avaliadas incluem:
Analisar e avaliar o Plano do Curso, sua execução e aplicabilidade, bem como definir propostas de redirecionamento;
Analisar a produção acadêmica, visando possíveis atualizações e adequações;
Avaliar a relação do curso com a comunidade, por intermédio da avaliação Institucional, buscando fazer com que a atividade acadêmica se comprometa com a melhoria das condições de vida da comunidade;
Avaliar os recursos humanos envolvidos no curso, buscando aprimorar o desenvolvimento profissional de forma permanente;
Avaliar o grau de independência e autonomia da gestão acadêmica, os mecanismos de gestão, buscando coerência entre os meios de gestão e o cumprimento dos objetivos e planejamento institucional;
Avaliar a infraestrutura física e tecnológica, verificando sua adequabilidade para atendimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a satisfação dos usuários dos serviços prestados, com vistas à definição de propostas de redimensionamento;
Avaliar a adequação do Projeto do Curso ao Plano de Desenvolvimento Institucional.
Avaliar as formas de atendimento aos discentes e sua integração na vida acadêmica, através de programas de ingresso, acompanhamento pedagógico, participação em programas de ensino, pesquisa e extensão, representação nos órgãos estudantis, buscando propostas de adequação e melhoria destas práticas para a qualidade da vida do aluno e sua integração na comunidade.